10.5.09

vigília no senado pela amazônia


No dia 13 de maio (quarta-feira), integrantes do movimento Amazônia Para Sempre farão uma "Vigília Amazônica" em frente ao plenário do Senado Federal. A ação ocorrerá das 18h às 24 h e o movimento pede as pessoas acompanhem pela TV Senado e participem enviando sugestões, comentários e protestos através do telefone Alô Senado (0800 61 22 11 ou do email scomcmmc@senado.gov.br).
De acordo com o Amazônia Para Sempre, "estamos a beira de um grande retrocesso na votação de emendas que flexibilizarão o Código Florestal e mesmo a Constituição. Este é um alerta geral". E é mesmo. Vamos pressionar e fazer nossa parte como cidadãos e cidadãs?
PALAVRAS DE MIRIAM LEITÃO HOJE (13/05) NO BOM DIA BRASIL:
Hoje é dia de vigília pela Amazônia
Hoje é dia de vigília pela Amazônia. Ela será assim: vão se reunir três comissões no Senado a partir do fim da tarde para ouvir representantes do movimento "Amazônia para Sempre", e mais organizações de defesa da Amazônia, cientistas e ambientalistas.
O movimento começou há mais de ano, quando os atores Christiane Torloni, Victor Fasano e Juca de Oliveira recolheram 1,1 milhão de assinaturas para entregar ao presidente Lula um pedido de proteção da Floresta Amazônica. Eles ainda não conseguiram audiência e vão fazer essa vigília no Senado.
A hora não podia ser mais apropriada: existem várias iniciativas no governo e no Congresso que ameaçam a Amazônia. Uma delas é da senadora Katia Abreu, da Confederação Nacional da Agricultura que é autora de projeto de lei que anula o Plano Nacional de Combate ao Desmatamento.
A MP-422 autoriza o governo a passar para mãos privadas áreas de até 1,5 mil hectares sem licitação. A MP-458 quer legalizar áreas que foram griladas. Há 18 outros projetos de decreto legislativo ameaçadores.
Como se isso não bastasse, o BNDES tem aumentado a concessão de empréstimos para empresas do setor pecuário que enfrentam denúncias de desmatamento ilegal. O perigo aumenta, é hora mesmo de fazer uma vigília pela Amazônia.
Além do desmatamento, há uma preocupação com a emissão de gases do efeito estufa. É um problema imenso no Brasil. A destruição da Amazônia, o desmatamento e a queima da floresta são responsáveis por 70% de toda a emissão brasileira desses gases.
A principal razão pela qual o governo não consegue impedir o desmatamento é a falta de respeito à lei no país. Ela é generalizada na Amazônia.
**
Está dado o recado, espero que vocês, os amigos de vocês e os amigos dos amigos dêem uma força à nossa floresta e à ação do movimento Amazônia Para Sempre.
Agora vou contar a história de um momento especial.
Em 2007, estava com o Greenpeace na praia de Copacabana, no Rio. Estávamos lá por causa da expedição itinerante "Aquecimento Global: Apague esta Idéia". O pessoal do movimento (Christiane Torloni, Victor Fasano e voluntários) foi convidado e apareceu, conversou com o público em um palco improvisado dentro de um caminhão gigante da ONG que estava atravessado na areia para mostrar parte de uma bela árvore vítima de desmatamento ilegal no Amazonas.
A Chirstiane Torloni me comoveu. De verdade.
Vi nela o que existe em mim e em muitas pessoas que conheço: um amor incondicional e intemível pela Amazônia.
Christiane falava.
- É preciso que as autoridades façam alguma coisa porque aquela floresta está queimando, sendo destruída. Ela representa um bem enorme à humanidade e onde está a ação de governos, a conscientização? Tá vendo isso aqui?
Coloca a mão sobre a árvore, leva ao rosto e ao peito na altura do coração. Se cobriu de cinzas.
- É o que tem acontecido lá. Olha bem para o que está acontecendo lá!
Tive vontade de chorar.
O profissionalismo me impediu, mas até hoje guardo esta cena na memória.
E quando a vejo em programas de TV e no Senado falando sobre a Amazônia, eu sei que aí existe uma alma que foi verdadeiramente tocada pelo que esta floresta realmente é e representa na vida de todos nós.
Mesmo que a maioria dos cidadãos brasileiros nem se dê conta de que 58% do território deste país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza é composto, simplesmente, pela bela e importantíssima Amazônia.
Save the planet!

Nenhum comentário: