2.2.09

fórum, greenpeace e peabiru


Este post é para falar um pouco do Fórum Social Mundial que aconteceu em Belém de 27 de janeiro a 1 de fevereiro. 132 mil pessoas se reuniram na cidade (linda por sinal) para discutir questões socioambientais e econômicas. Muitas tribos, nenhuma confusão, não que eu tenha presenciado.

Quero parabenizar especialmente duas instituições, as que tive mais contato: Instituto Peabiru e Greenpeace. Eu estava lá e pude acompanhar um pouco da rotina do time de ambas.

A tenda do Peabiru estava sempre lotada. O Peabiru trabalha com comunidades dos arredores de Belém, levando educação ambiental e cursos profissionalizantes a muitos jovens. Quem coordena o instituto é João Meirelles Filho, autor do Livro de Ouro da Amazônia, da Ediouro. É um livro excelente e João é um cara apaixonado pela Amazônia e por seus povos. Faz o que pode para ajudar ambos. Se pudesse, acho que ajudaria todas as comunidades da floresta espalhadas pelo Brasil. Merece mesmo todo sucesso que teve no Fórum. Ele é um cara para cima, empenhado, comprometido e com um coração enorme. Quem o conhece sabe bem do que estou falando.

No Greenpeace, vi uma equipe de cerca de 75 pessoas empenhada em dar o seu melhor para que a organização pudesse informar a população sobre a importância do combate às mudanças climáticas. Vamos preservar os oceanos, vamos parar de desmatar e de queimar nossas florestas, vamos acabar com a pecuária na Amazônia, vamos pressionar o governo, também, para a adoção cada vez maior de energias renováveis. Milhares de pessoas passaram pelo navio Arctic Sunrise para aprender tudo isso e mais um pouco, além de dar fazer uma visita guiada pelo Arctic.

Voluntas estão de parabéns, tripulação também, demais equipes também. Durante estes dias pude conviver com essas pessoas e aprender com seu amor pela causa e comprometimento, além de presenciar a população do Brasil, em Belém, aprendendo e se inspirando para preservar o nosso planeta mesmo que isso tenha custado horas de espera na fila, sob sol e sob chuva.

Muito legal mesmo.

Save the planet!

Nenhum comentário: