4.11.10

seca na amazônia: tá feia a coisa. literalmente.





Escrevi uma matéria sobre o que vi no rio Negro, há umas 2 semanas (Lixo e lama no lugar do Rio Negro, para o site O Eco - acompanhada de muitas fotos chocantes).
A seca deixa à mostra toneladas de lixo que as pessoas jogam nas lindas águas antes cor de chá mate, agora cor de lama. Vergonhoso ver que falta tanta educação assim, e justamente de pessoas que dependem do rio para comer, nadar, se locomover. Ei, não pensam que sem o rio estariam danados não?
Amo a Amazônia, amo os amazônidas, existem casos e casos, mas preciso confessar que nunca, em nenhum lugar do mundo por onde passei, vi tamanha naturalidade no convívio com a sujeira. Hellooooo, o estado natural e saudável do ser humano não é no meio do lixo, minha gente. Vamos parar de achar isso normal! Vamos parar de achar ok jogar lixo no rio, na rua, no chão da própria casa.
Que tal parar pra pensar sobre isso, hein?!
Já dizia o Cacique Seatle, há mais de 1 século atrás: "o que quer que o homem faça à Terra, a si próprio estará fazendo". Fico agoniada me perguntando, dia após dia, quando é que vai cair a ficha da humanidade.
*
Um adendo a este mesmo assunto, trecho de artigo de Victor Leonardi, no Estado de S. Paulo em 31 de outubro. 
Seca na Terra das Águas 
"Fico preocupado quando recebo notícias a respeito da seca que hoje atinge a região: rios estão quase secos, comunidades ribeirinhas estão isoladas, milhares de barcos encalharam, peixes estão morrendo, as pessoas estão sem comida e a água de muitos rios e igarapés tornou-se imprópria para o consumo. O nível do Rio Negro, em Manaus, monitorado desde 1902, é o menor já registrado. Costumo chamar a Amazônia de Terra das Águas. Quando, na Terra das Águas, começa a faltar água, algo grave deve estar ocorrendo no meio ambiente. Não é possível que o desmatamento não tenha nada a ver com essa mudança climática".


Save the rivers of the planet!
Save the planet!

Nenhum comentário: