
Fiquei de cara quando soube que o jornalista André Trigueiro lançou, em setembro, um livro que mescla espiritualidade e meio ambiente. "Espiritismo e Ecologia" é o título da obra que arrancou um sorriso do meu rosto. Porque sou espírita, ambientalista e também porque esse livro é para quem quer abrir a mente e o coração - com o uso da razão, veja bem.
Escrever um livro desses é uma idéia pra lá de sábia e original, ao mesmo tempo em que óbvia para quem vê além: estamos todos conectados. Plantas, minerais, animais, terra, fogo, ar e água, eu e você. Somos parte de um todo muito maior do que imaginamos.
Esta obra veio a calhar. Para os que já perceberam essas conexões com o além, um motivo de alegria e entusiasmo. Para os céticos e aqueles que estão na dúvida, um intrigante desafio ao raciocínio lógico.
"Se a ciência ecológica oferece um amplo espectro de observação, interligando sistemas que variam do micro ao macrocosmo, o Espiritismo desdobra esse olhar na direção do plano invisível, alargando enormemente o campo de investigação", revela o autor. Segundo Trigueiro, "são tantas as afinidades que certas obras espíritas poderiam perfeitamente embasar alguns postulados ecológicos".
É isso aí, Trigueiro.
Save the planet!