20.4.08

o que andam falando do nosso planeta

Se você não vai até a Amazônia..
Pode ser que a Amazônia vá até você. O Greenpeace iniciou uma campanha itinerante na Europa e colocou, no dia 14 de abril, em frente à embaixada brasileira em Berlim, na Alemanha, duas toras de tauari trabalhadas pelo artista plástico Siron Franco. Em 2007, a árvore foi derrubada ilegalmente na Amazônia e, na ocasião, a tora queimada foi exposta em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasilia durante os meses de novembro e dezembro. Segundo o site da organização, o objetivo é "mostrar o drama do desmatamento que ainda ameaça a maior floresta tropical do mundo".
Tomara que isso toque o coração dos europeus assim como tocou o dos brasileiros. Na ocasião, Humberto, um dos visitantes da exposição de Brasília, escreveu um poema para a tora de tauari.

“La crisis carnívora”
Este filme espanhol, que será lançado em 16 de maio na Europa, é um longa-metragem que promete, no mínimo, algumas risadas. Liderados por uma hiena para promover a paz entre as espécies, animais da floresta como leão, tigre, urubu e jacaré topam parar de comer carne, mesmo que o instinto carnívoro esteja bem à flor da pele. Você pode ver o trailer no site oficial.

E o primeiro lugar vai para....
China! Pois é, graças à intensa produção de carvão, o maior poluidor do mundo não é mais os Estados Unidos, mas a China. De acordo com o National Post, pesquisadores da Universidade da Califórnia chegaram a esta conclusão por meio de um estudo baseado em dados coletados de 30 escritórios regionais chineses de proteção ambiental.

Falando nisso....
O instituto ambiental americano Blacksmith lançou a lista das dez localidades mais poluídas do mundo. Vaias para China, Índia e Rússia que, sozinhas, são donas dos 6 primeiros lugares.

Falando nisso parte 2
Como está para deixar o posto de presidente dos Estados Unidos, Bush resolver apostar no marketing ambiental dizendo que vai diminuir as emissões de gases poluentes até 2025. Ao mesmo tempo, proíbe o Congresso de aprovar qualquer medida que coloque em risco a atual frágil economia do país.

Notícia boa porque ninguém é de ferro
De acordo com a Australian National University, a preocupação número um dos australianos é com o meio ambiente.

Dia da Terra
Os consumidores que se cuidem. Quando o Dia da Terra, comemorado em 22 de abril, se aproxima, milhões de propagandas tentam vender produtos eco-amigos. Desde quando consumismo significa honrar o nosso planeta?
Save the planet!

Um comentário:

Karina Miotto disse...

Bacana, valeu pelo link!