19.11.07

novos nós pela multiplicação das boas intenções!

Neste momento eu escrevo a você ouvindo o hino nacional com o canto do Capitão do Mato de fundo. Este pássaro, que habita as terras da imensa Amazônia, tem um canto simplesmente maravilhoso, quase hipnotizante. Achei essa versão da nossa música oficial no site do manifesto Amazônia Para Sempre, organizado pelos atores Victor Fasano e Christiane Torloni.

Eles foram filmar na floresta, se encantaram, foram tocados por ela e saíram de lá dispostos a "fazer alguma coisa". E esse "fazer alguma coisa" é tão inspirador que movimenta pessoas nas mais variadas direções em benefício de uma única estrada, um único caminho, que é a preservação de um dos maiores patrimônios da humanidade.

Tem gente que precisa ir até lá para sentir. Tem gente que sente sem ir.

Fico muito feliz quando vejo que não estou sozinha, que não estamos. Eu tenho esse blog, minhas colunas na revista Ragga, faço minhas reportagens por aí. Eles são atores, estão usando a imagem para algo muito produtivo para a sociedade. Você está lendo isso aqui, outro faz mais coisas acolá...e assim vamos levando.

A luta pela Amazônia parece uma luta muda quando se percebe que o poder do Estado se resume à ausência de governança. De vez em quando alguém levanta uma bandeira a favor da floresta, mas o desmatamento continua aumentando, os grileiros atuando etc. Porém, meus caros, não nos deixemos enganar...a luta parece muda, mas ela não é. Tem voz que é capaz de ecoar até onde nem imaginamos. A floresta tem voz. Além da própria, manifestada pelo barulho de suas cachoeiras, do ploft quando a chuva toca as folhas das árvores, do ar soprando zummmmm e do lindo canto de milhares de pássaros, a Amazônia ainda conta com o canto de uma sub-espécie de Capitães do Mato, nós mesmos, quando decidimos que não queremos assistir à sua destruição na mais completa e mórbida passividade.

Fico feliz em ver gente lutando, fico feliz quando me lembro da profecia daquela sábia senhora nativa americana quando disse que chegaria o tempo dos guerreiros do arco-íris que renasceriam na Terra para defendê-la de pessoas como nós mesmos. Falando nisso, muito me alegro em dizer aqui que o Greenpeace, que trabalha pelo verde de forma pacífica (green+peace), finalmente conseguiu uma árvore derrubada dentro de uma área onde houve queimada ilegal para dar início à exposição que vai rodar o Brasil. Depois de cruzar o país - saíram do Amazonas -, seus guerreiros vão levar a destruição da Amazônia para quem não vai até lá ver a coisa de perto, seja por falta de querer ou de oportunidade.

Vai doer, uma linda árvore morta descaradamente por falta da tal governança dá vergonha e dói de ver, mas por outro lado causa o chacoalhão necessário para o despertar. Essa árvore morreu? Não. Ela continuará viva na memória e no coração de quem a vir, porque há de inspirar muitos corações a tornarem-se novos fasanos, novas torlonis, novos capitães, novos guerreiros, novos eu e você.

*

Amazônia para Sempre: assine o manifesto, vamos pressionar o governo.
Greenpeace: Rio e Sampa, logo mais. No site, faça parte também de outro manifesto.

Save the planet!

4 comentários:

Ellenzinha disse...

Aiiii, que lindo texto !

Eu estive no evento ajudando o Amazônia para sempre, movimento que a Christiane Torloni lidera com o VIctor e realmente é muito chocante ver a tal árvore derrubada, mas como foi dito no texto , é necessário para que quem sabe pessoas criem uma consciência ecológica e saiam do seu estado de inércia e faça algo a favor do planeta, da floresta.

O fechamento do texto é perfeito e é como me sinto desde que entrei no projeto : ispirada a lutar pela nossa floresta !! Pelo nosso verde !

Geoblog disse...

Muito bom seu site! Está de parabéns! Continue com o excelente trabalho!

Não deixem de conhecer meu blog com estatégias de divulgação e métodos para aumentar o tráfego de seu site/blog.

http://promocaosite.wordpress.com/

Geo.NET - Geoprocessamento e Cartografia

Daniel Chagas Martins disse...

Karina, adorei seu texto e tomei a liberdade de reproduzi-lo (com os devidos créditos e links) no UpdatersÁrea3.com, um blog sobre ações bacanas no terceiro setor, sustentabilidade...
Qualquer coisa me avise. Parabéns.
abs
Daniel

Karina/Eco-Repórter-Eco disse...

ELLENZINHA:
valeu querida, respondi no seu blog! Eu tb estava lá hehehe...
Valeu GGEOBLOG!
DANIEL, fico feliz que vc tenha reproduzido o texto. E vamo que vamo!
Save the Planet!