26.3.07

pitadas ambientais


Tsunami no Caribe
O medo de tsunamis no Caribe levou cientistas a criarem um Sistema de Alerta (SAT) que possui programa de prevenção e de minimização de riscos, caso as ondas gigantes apareçam por lá. Como acreditam que isso é possível, já estão se precavendo. Melhor prevenir do que remediar.

Era uma vez o porto da Cargill
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou na sexta (23) a paralização imediata das operações do porto da Cargill em Santarém, construído há 7 anos sem realizar estudo de impacto ambiental (Eia-Rima). O Ibama fez o embargo no dia seguinte. Se a notícia foi comemorada por ambientalistas e por associações de moradores locais, caiu como uma bomba para os sojeiros.

Enfim, demorou, mas a justiça foi feita e o porto só poderá voltar a funcionar depois da devida conclusão do processo de licenciamento. Essa novela ainda promete.

Viva o Skype
No interior do Mato Grosso, unidades do Ibama estão sem telefone e só conseguem se comunicar graças a um programa de computador conhecido como Skype. As linhas estão cortadas desde janeiro.

Polêmicas do etanol
Economicamente falando, o Brasil poderá se tornar líder no setor de álcool. Em Mato Grosso, por exemplo, tem gente desistindo de plantar alimento para investir em cana-de-açúcar. No entanto, o outro lado da promessa de crescimento econômico bate de frente com nossas florestas. Especialistas já falam em desmatamentos desastrosos.

Save the planet!

Nenhum comentário: