5.6.06

Dia Mundial do Meio Ambiente!


Peço desculpa aos meus leitores pela demora em colocar outro post! Nem preciso falar que a vida tá corrida. Só por isso, me comprometo a colocar uma notícia nova por semana. É isso aí, uma por semana, no mínimo. Como uma forma de agradecimento a vocês, que acompanham o Eco-Repórter-Eco e também como uma homenagem – pequena e singela, mas importante, é verdade – ao meio ambiente. Hoje o dia é dele!

E para comemorar um pouco o Dia Mundial do Meio Ambiente, dei uma olhada no que foi publicado por aí nos últimos dias. A informação é nossa maior arma para lutar por um mundo melhor – e o que nos fortalece, inspira e instrui na hora de arregaçar as mangas.

Com força de vontade, amor e informação, a gente consegue ajudar o planeta. Então simbora!

Folha Online
Preocupação ambiental cresce devagar, diz estudo
"A consciência ecológica do brasileiro está aumentando, mas os problemas ambientais do país ainda recebem pouca atenção por parte da população. Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada em março pelo Instituto Vox Populi e divulgada ontem pelo Ministério do Meio Ambiente.
O número de pessoas que não acreditava que o Brasil tivesse problemas ambientais caiu de 47% em 1992 para 14% em 2006. A porcentagem de pessoas que dizem não conhecer problemas ambientais no bairro em que residem também caiu, de 56% para 33%".

YES!!!!! Tá vendo, tá vendo?????? :)

**
Folha – versão impressa
Guarapiranga faz cem anos e recebe abraço da população de SP

"A represa de Guarapiranga, que em 2006 completa cem anos, foi abraçada simbolicamente pela população ontem, ao meio-dia. Os manifestantes fizeram o ato em seis pontos da represa, na zona sul de SP.O abraço foi realizado na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente -comemorado hoje. Segundo o ISA (Instituto Socioambiental), pelo menos 4.000 pessoas se concentraram em três pontos da Guarapiranga.
Não há um balanço completo do número de participantes.O objetivo foi demonstrar a preocupação da população com a situação da represa, que passa por grande degradação e é responsável pelo abastecimento de 3,7 milhões de habitantes da Grande São Paulo".

(Pra saber o resto, só comprando o jornal)

**
Hoje (5 de junho, veja bem), na versão impressa do Estadão, você encontra um caderno especial chamado “meio ambiente”. Entre as reportagens, uma chamada “50 boas ações – como defender o ambiente sem gastar ou ter grande esforço”.
Exemplos:
“Compre geladeiras com o selo “greenfreeze”, sem o gás CFC, que ataca a camada de ozônio”, “Pinte os cômodos da casa com cores claras. Cores escuras absorvem a luz e as claras a refletem”, “A velocidade que consome menos combustível é a moderada. Acelere gradualmente” e “Denuncie crimes ambientais, queimadas, desmatamentos ou obras de grande impacto ambiental”... e por aí vai. Bem legal.

**

Greenpeace “queima” árvores em 11 países em ato de defesa da Amazônia
"Ativistas do Greenpeace realizaram ato simbólico em defesa da Amazônia “queimando” árvores em parques e ruas famosas de 11 países ao redor do mundo. Aplicando pôsters de papelão reciclado com imagem de fogo aos troncos das árvores, os ativistas recriaram a imagem de uma floresta em chamas em grandes centros urbanos.
No Brasil, o protesto aconteceu simultaneamente, a partir das onze horas da manhã, em São Paulo (Parque Trianon), Porto Alegre (Parque da Redenção) e Salvador (Parque da Cidade). Além destas capitais brasileiras, cidades na Austrália, Papua Nova Guiné, Hungria, República Checa, Espanha, Holanda, Alemanha, Argentina, Estados Unidos e Canadá participaram do ato global contra a destruição da Amazônia.
“Nosso objetivo com este protesto é chamar a atenção da população mundial para a urgência de se proteger a Amazônia contra a expansão da fronteira agropecuária e a extração criminosa de madeira, que são as forças econômicas por trás das queimadas e do desmatamento”, disse Rebeca Lerer, que coordenou o ato no Brasil".

**
Mais uma do Greenpeace, não resisti
"O Greenpeace repudia a ameaça de morte a ambientalistas e a dois padres de Santarém feitas através de site de relacionamentos na internet. Edilberto Sena, diretor da Rádio Rural e ganhador do prêmio de Direitos Humanos da OAB-Pará em 2005, e José Boeing, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Subseção de Santarém e pároco da Igreja de São Raimundo Nonato, foram claramente ameaçados em uma mensagem publicada no site Orkut por Derick Figueira, um jovem de Santarém, membro da comunidade “Fora Greenpeace”.
Com erros de português, o texto, postado no Orkut no dia 25 de maio, diz: “Fiquem espertos; o Green Peace disse que vai voltar a protestar contra a Cargill... Então meus amigos vamos mobilizar dinhiro para que quando eles tentarem invadir o porto da cargill; vamos alugar lanchas e embarcações e vamos atirar bombas contra o navio deles sem medo de sermos presos; Estamos defendendo o que é nosso; Defendendo nossa pátria contra a Invasão estrangeira. E Se você amigo tiver a oportunidade de pegar um ativista na rua; bata, mais bata até a morte; pode ser homem ou mulher; bata pra matar; pois quando um morrer; ai sim eles vao ver de quem é a AMAZONIA!!! Obrigado rota 5 por descer a ripa nessas ongs de fachada! Obrigado Osvaldo de Andrade por também defender os sojicultores! Matem o Edilberto Senna e o PADRE BOING pelo BEM DE SANTAREM!!!” ".

Bem, este cara é um pobre de espírito. Suas ameaças pretendem amedrontar ambientalistas e ações para assegurar mais espaço de floresta para derrubar. Esquece, meu filho.
A Polícia Federal investiga o caso. Mas...será que vai acabar em pizza? Bem, pode ser que sim. Até abril, todos os funcionários corruptos do Ibama envolvidos na Operação Curupira (aquela que em junho de 2005 desmantelou um mega esquema de comércio ilegal de madeira em Mato Grosso) estavam trabalhando como se nada tivesse acontecido.
Repito: quase 1 ano depois da operação, os corruptos ainda estavam empregados.

**
Na seção “salada verde”, do site O Eco, existem várias notinhas que fazem menção a ações em detrimento do Dia do Meio Ambiente. Vale a pena dar uma olhada.

**
Pra terminar, uma dica (já falei aqui uma vez e repito).
Se você quer saber como anda sua produção de resíduos e o quanto suas atitudes causam impacto na natureza, responda o questionário do
My Footprint Quiz e descubra sua "Pegada Ecológica".
No mapa, clique na América do Sul, em “Brasil” e em “português”. Bem interessante. Conscientiza - e pode te impressionar bastante, prepare-se.
Bom dia do meio ambiente pra você!
Save the planet!

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem, atualizou o blog e não economizou assunto. Se todos fizerem um pouco pelo meio ambiente, certamente nossos filhos e netos também poderão curtir as verdes paisagens que nos tranqüilizam e o céu estrelado que nos fascina. Com um pouco de sorte, quem sabe, até uma chuva de estrelas cadentes...

cléo- mg disse...

´karina, gosto quando você coloca estas notícias resumidas. ajuda bastante! bjos, cléo - mg

Anônimo disse...

Cara, fiz esse quiz que vc sugeriu e é muuuuuito legal! simplesmente descobri que minhas atitudes correpospondem a 3 planetas!!!! A gente tem que mudar, mesmo. Fala sério...

Tutis disse...

Karina, parabéns pelo seu blog! Fiquei chocada com a matéria sobre as ameaças aos ativistas do greenpeace, além de detonarem o meio ambiente ainda incitam a matar, beijos!