22.2.11

belo monte, bndes e falta de educação

Olás!
Bom, muita coisa acontecendo, mal sei por onde começar. 
Nosso governo ditador disfarçado de democracia continua fazendo o possível para enfiar Belo Monte goela abaixo da sociedade brasileira. Devo ressaltar, aqui, o quanto me sinto orgulhosa de certos brasileiros que se uniram via redes sociais para protestar contra esta usina. Achei lindo pessoas indo para as ruas, mesmo que poucas elas foram, colocaram nariz de palhaço em frente ao BNDES em várias capitais, foram protestos em Sampa (em frente ao Masp), em Brasília, no Rio..."uma minoria", como afirma Tolmasquim, mas devo acrescentar dizendo que uma minoria INFORMADA porque quem tem consciência de todos os perigos que Belo Monte representa fez sua parte, de alguma forma: ou conversando com amigos, levando o tema às escolas, ou protestando por aí. Quem se informa, se indigna - a não ser que tenha a mesma visão desenvolvimentista do governo, aquela de passar por cima de leis, de princípios, da ciência, da economia, em nome do lucro imediato, pouco se importando com irreversíveis conseqüências sociais, ambientais e econômicas.
Seguem algumas matérias a respeito, para quem quiser se informar melhor:
http://www.xinguvivo.org.br/2011/01/27/belo-monte-nao-e-um-problema-ambiental-e-tecnico-politico-e-juridico/


http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/sergio-abranches/SERGIO-ABRANCHES.htm


http://www.oeco.com.br/reportagens/24783-indigenas-vao-ao-planalto-contra-belo-monte-


http://www.oeco.com.br/salada-verde/24775-protestos-contra-belo-monte-em-torno-do-pais


http://www.oecoamazonia.com/br/artigos/9-artigos/147-para-governo-brasileiro-pequena-minoria-reclama-de-belo-monte


**

Democracia, legitimidade e BNDES 
"Os cidadãos sinalizaram o que pretendem: desenvolvimento com responsabilidade socioambiental. E o BNDES não pode perder isso de vista. Nenhum projeto é apoiado sem licenças ambientais e sem observar a legislação trabalhista. Se um órgão fiscalizador do Estado apontar irregularidade, o BNDES possui instrumentos para suspender repasses. Exigir que um banco seja fiscal ambiental é não compreender o seu papel. Equivaleria a cobrar do Ibama que faça financiamentos. Em relação à transparência, os critérios de escolha dos projetos são dados pela política de governo, e, quanto mais baixa a taxa de juros, mais prioritário é o tema. As menores taxas são para inovação, energia renovável, transporte ferroviário e urbano, saneamento, projetos em educação, saúde, meio ambiente e pequenas empresas. Isso é público, transparente e anunciado com antecedência", artigo de Fábio Kerche - FSP, 22/2, Tendências/Debates, p.A3


Isso é o que diz o BNDES, famoso pela falta de transparência e de responsabilidade socioambiental. Só na Amazônia vem bancando inúmeros estragos.


http://www.oecoamazonia.com/br/reportagens/brasil/135-os-financiamentos-insustentaveis-do-bndes-na-amazonia


**

''Então morra'', diz prefeito de Manaus 
O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), discutiu ontem com a moradora de uma comunidade onde uma mulher e duas crianças morreram soterradas. O prefeito disse que as pessoas na comunidade Santa Marta, na zona norte da capital do Amazonas, ajudariam a prefeitura "não fazendo casas onde não devem". Uma moradora não identificada disse: "a gente está aqui, porque não tem condição de ter uma moradia digna". Exaltado, o prefeito então respondeu: "Minha filha, então morra, morra" - OESP, 22/2, Cidades, p.C4. 


Inacreditável o que uma pessoa é capaz de fazer.
Sr Amazonino Mendes, com certeza existem sérios problemas, população e prefeituras devem sempre trabalhar juntos. Se falta lixeira em Manaus (como é o caso), o povo joga lixo na rua (como é o caso). Se houvesse lixeiras na cidade, sem educação ambiental provavelmente o povo continuaria jogando lixo na rua, embora em menor quantidade.
No entanto, me assusta seu comentário. Não apenas a mim, mas com certeza a todos que possuem o mínimo de sensibilidade no coração. Sua frase foi pura demonstração de falta de respeito por aqueles que deveria zelar. Lamentável.


Save the planet!

Um comentário:

Prof.: JOSÉ CARLOS disse...

Vim conhecer seu espaço e gostei muito! Muito seleto e diversificado. Parabéns. A educação é a base do ser humano para sua vida em sociedade e para uma vida feliz. Também sou educador e vejo que nossa base holística é o caminho mais ameno a seguir, repleto de aprendizados diários em rumo a uma qualidade de vida equilibrada.
Obs: Me tornei seu seguidor.
Prof. José Carlos
http://projetosead.blogspot.com/