30.9.10

uma homenagem ao lula, em véspera de eleição


Criatividade nota 10 para o jornal Extra
Olhando de um lado: “LULA É BONITO” - “Essa é a manchete para quem acha que o papel da imprensa é bajular os donos do poder e, por isso, deve publicar apenas notícias positivas do governo. Denúncias de falcatruas são um abuso, uma forma de conspiração”.
Virando o jornal ao contrário, a segunda manchete diz: “BONITO, HEIN, LULA…” - “Essa é a manchete para os que acham que o dever da imprensa é fiscalizar os atos de qualquer governo, denunciando os desvios e lembrando aos donos do poder que eles não estão acima do bem e do mal”.



*



Lula anda cada vez mais com pinta de ditador. Não apenas porque quer enfiar goela abaixo seus planos destruidores e megalômanos sobre muitos povos deste país (vide o quanto tem se empenhado, sob "rios" de irregularidades, na construção da assassina usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará). Aliás, acabei de publicar uma matéria no site O Eco Amazônia sobre as consequências de tantas hidrelétricas na Amazônia e porque o governo tem insistido tanto nisso.

Como se não bastasse suas arbitrariedades na área ambiental (mais uma vez, vide Belo Monte), ele ainda ataca a imprensa quando nós, jornalistas, denunciamos as falcatruas de seu governo autoritário e sem limites. Ao chegar ao poder, o PT ficou completamente cego, vislumbrado, iludido, vaidoso - assim como este presidente que, torço, seja rapidamente substituído por alguém que mereça assumir um cargo desta relevância, alguém que respeite a Amazônia, as pessoas desta floresta, os cidadãos deste país, que fuja por nobreza de caráter de esquemas ilícitos como o que derrubou sua ex-queridinha Erenice Guerra, ex-Casa Civil.

Precisamos de um presidente que respeite as pessoas, o meio ambiente, a imprensa e a liberdade de expressão. Brasil com suas florestas preservadas pode ganhar o respeito do mundo e um obrigada agradecido das futuras gerações. Imprensa livre é garantia de democracia.

Palmas para todos os jornais e jornalistas deste país que não se calaram ou se intimidaram diante das investidas totalmente mal educadas e autoritárias de Lula de "calar" e desrespeitar a imprensa.

Leia alguns destes textos aqui e pense bem, mas pense bem mesmo, em quem você vai votar para presidente. Quer um conselho? Fuja do PT. Porque se a Dilma ganhar, quem vai governar por baixo do pano será ele, ele mesmo, que já chegou inclusive a insinuar isso. Um verdadeiro sinal de perigo para o verde da nossa terra e para a democracia.


Estadão - o mal a evitar
Extra - Lula, por que não te calas?
Veja - a imprensa ideal dos petistas
Folha - todo poder tem limite


Save the planet!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola Karina! Desculpa a sinceridade.
Não estou de acordo com a política desenvolvimentista de boa parte de nossos líderes políticos. Mas acho que é muita ingenuidade sua como jornalista achar que os meios de comunicação não devem ser regulados! Ora, não existe uma diversidade de vozes que justifique a não regulamentação e se vc chama "garantia de democracia" e "liberdade de expressão" o atual monopólio, precisa rever o assunto... com urgência!
Eu moro na Argentina, e aqui recentemente foi posta em vigor a Ley de Meios que divide o leque televisivo e radial em três: privado; público e ONG's, igrejas e afins. O que vai garantir a pluralidade de vozes além de criar espaço pra quem nunca teve na grande mídia, entre outras coisas. Não tenho dúvida de que será um exemplo para os países da América do Sul, para que cheguemos a ser um modelo de sociedade diferente da caricatura feia do Norte.
Vc culpa o presidente pelas questões ambientais quando na verdade é um problema da sociedade, estrutural, onde todos tem que fazer sua parte.. e é óbvio que o presidente cumpre um papel chave! Mas o que falta são projetos de Estado que priorizem o ser humano e sua preservação acima dos interesses puramente econômicos... Ora, não é só presidente que decide isso, mas também a forte pressão dos grupos econômicos que não querem parar de faturar.. muitos dos quais estão vinculados a nossa "querida" mídia!
Sinceramente... é triste de ver como o jornalismo brasileiro sofre de um narcisismo que o impede de enxergar seus profundos equívocos! Antes, eu achava que eles na verdade manipulavam... depois vi que muita gente acretida de fato naquilo que publica. É deprimente!
Mas não se ofenda. Nada pessoal!
Abraço!

Karina Miotto disse...

Oi Rafael,
Não levo para o lado pessoal não, você tem o direito de se expressar. Concordo que o Lula representa um país e que ele não é o único cidadão responsável por colocar as coisas no lugar, o esforço deve ser de todos. No entanto, algumas de suas atitudes têm sido antidemocráticas. Um exemplo é a usina de Belo Monte, que ele afirmou que não "enfiaria goela abaixo" de ninguém quando, na verdade, isso é tudo o que ele tem feito. Chegou inclusive a declarar que se ninguém pagasse a conta da usina (como é o caso) o governo bancaria e não à toa vemos o BNDES dando 19 milhões de reais para uma obra comprovadamente ineficiente apenas porque o Lula e seus colegas de multinacionais assim o querem. Sobre a imprensa, inúmeras vezes ele foi descortês com jornalistas e já sinalizou que a mídia precisa de uma certa censura. Se quisermos democracia, devemos permitir a livre manifestação de pensamento. Você não concorda comigo, eu poderia ter te censurado. E aí, onde fica sua liberdade de se expressar? É o mesmo paralelo. Em um país que se diz democrático não é possível que se publique apenas o que agrade ao presidente.
Até!
Karina