21.4.10

encaminhando...pelo fim da ditadura lulista no brasil

Olá a todos,
Estamos em um período extremamente importante para a definição do futuro de, no mínimo, um dos maiores e mais importantes rios da Bacia Amazônica e de toda sua sociobiodiversidade. Solicito o apoio de todos na divulgação das informações que só agora estão chegando à população brasileira, já que, até então, a discussão dos problemas relacionados ao Aproveitamento Hidroelétrico de Belo Monte praticamente se restringiam ao setor acadêmico, a algumas organizações não governamentais e aos indígenas e ribeirinhos que seriam diretamente afetados por este megaprojeto.


Nesta última quarta feira um Juiz Federal de Altamira acatou uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, através de uma medida liminar, suspendendo a licença prévia de Belo Monte e cancelando o leilão, marcado para a próxima terça feira (20/04). Porém, hoje o TRF suspendeu essa liminar e a Agência Nacional de Energia Elétrica manteve a data do leilão para o dia 20/04.
Frente a isso, para os que não estão acompanhando os vais e vens deste velho projeto, sugiro que assistam aos dois debates recentes sobre essa hidroelétrica e sobre a questão energética no Brasil (vide endereços eletrônicos, abaixo).


O primeiro é o do programa Espaço Aberto, com a participação de Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética e Carlos Vainer, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ e o segundo é o do Globo News, com a participação de Pedro Bignelli, Diretor de Licenciamento do IBAMA, Ubiratan Cazetta, procurador do Ministério Público Federal – PA, Raul Silva Telles do Valle, advogado do Instituto Socioambiental, Carlos Schaeffer, professor de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ e Marquinhos Mota, representante do Movimento Xingu Vivo para Sempre e da Rede FAOR.
Precisamos mobilizar a população brasileira para que não nos deixemos enganar novamente pelo governo e pelas empresas interessadas neste mega-projeto com argumentos baratos como o de que de precisamos de Belo Monte para não termos novamente um apagão.


Conto com a ajuda de todos vocês para divulgar essa luta para o maior número de pessoas possível. Está tudo muito em cima da hora, mas imagino que ocorrerão mobilizações em praticamente todas as grandes cidades do Brasil.


Abraços,
Adriano Jerozolimski
Associação Floresta Protegida – Mebengokré/Kayapó
Saiba mais
Debate do Programa Espaço Aberto


Debate do Programa Globo News

Save the planet!

Nenhum comentário: