21.2.09

amazônia no samba enredo da X-9 Paulistana


Foto de Adriano Vizoni

Tô gostando de ver, cada vez mais pessoas cantam pela proteção de nossa Amazônia.

A letra não é das mais bonitas, creio eu, mas ao escolher a floresta como tema do samba enredo, tiro meu chapéu para a X-9 mesmo sendo fã da Vai-Vai.

"O nosso objetivo não é trazer para o carnaval uma discussão política sobre a Amazônia, pois é um momento de muita alegria. Será um desfile com muito deboche e invenção, com o intuito de descolar o assunto da realidade para depois nós termos fôlego e aí sim discutir os problemas", diz o carnavalesco Paulo Führo. Quero ver mesmo a discussão dos problemas e das soluções hein, Paulo.

"Guerreiro de Anhanguaé" é uma referência a Chico Mendes.
"Conseguimos Conquistar com o Braço Forte... ", se refere ao assunto clichê e mais do que batido "internacionalização da Amazônia". Sobre isso, já publiquei a matéria "Chega de Hipocrisia, meu Brasil" e se este assunto te interessa, aconselho a dar uma lidinha no texto clicando
aqui.

Eis o samba:

"Amazônia...
Conseguimos Conquistar com o Braço Forte...
do Esplendor da Havea Brasiliensis à Busca pela Terra sem Males

Feito pajé entrei na mata
Onde o meu canto ecoou
Evoco energias encantadas
Neste santuário de amor
Abrindo os portais da imaginação
Eu vou na barca de dom Sebastião
Por mares dourados naveguei
Mistérios e magias encontrei
Vou bater o meu tambor... Auê!
Um delírio de felicidade
Em cada gota de borracha
O luxo e o esplendor...
No eldorado que tupã abençoou
Porém nem tudo é beleza
Vejo o corvo da ambição.
O silêncio toma conta da floresta
Lágrimas de destruição.
Ao som...
Dos maracás vou convocar
O guerreiro de anhangáe outros seres imortais...
Pra expulsar, toda maldade desta terra
A nossa tribo vence a guerra
Chegou a hora! Vamos juntos festejar
E hoje...
Meu gesto de amor e paz
Vai coroar, a protetora dos mananciais.
Amazônia,
Meu braço forte é a sua proteção
Sou um valente guerreiro
Eu sou x-9, sou caboclo brasileiro.
"

Save the planet!

Nenhum comentário: