12.12.08

governo federal e suas idéias de girico

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, acaba de ter uma idéia de girico bem grande, mas bem grande mesmo. No começo de dezembro, ele fez uma proposta de alteração no Código Florestal que, se aprovada, vai reduzir a Reserva Legal (área de floresta que deve ser preservada dentro de cada propriedade privada) de 80% para 50% na Amazônia.

Como se não bastasse, a proposta ainda inclui anistia a quem desmatou e ocupou ilegalmente áreas de preservação permanente (APP) até julho de 2007. Um absurdo.


O governo alemão já se manifestou e enviou uma carta ao ministro-que-pelo-visto-pouco-se-importa-com-a-floresta. No documento, fica clara a imensa preocupação com a proposta. “Uma ameaça a esse ecossistema único é a atual expansão da agricultura sobre a floresta (...). Estamos muito preocupados com as atuais discussões. Por isso, gostaríamos de pedir que o senhor garanta que as mudanças propostas não minem nossos esforços conjuntos pela proteção da Amazônia”.

*

E como o governo federal adora ter idéias de girico sem sentido para a floresta e à humanidade e com sentido para a bancada ruralista, Lula acaba de aprovar um decreto onde anistia desmatadores e ocupantes irregulares de reservas legais até dezembro do ano que vem. Com isso, ele adiou em um ano o pagamento de multas por crimes ambientais ao Ibama a quem descumpriu a lei. Lula protege criminosos enquanto posa de defensor do meio ambiente na Polônia durante a CPO14. “O governo Lula agiu como sempre faz com as questões ambientais. A proteção do meio ambiente fica só no discurso porque na prática, ele sempre acaba cedendo às pressões da bancada ruralista”, diz Sérgio Leitão, diretor de campanhas do Greenpeace.

Hipocrisia lulática.
Faço do texto publicado pela organização Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, o meu grito de protesto contra um governo Lula corrupto e criminoso que protege criminosos que desmatam e ocupam ilegalmente terras públicas que pertencem a todos nós. Eis o texto: Como ficar rico na Amazônia: manual do presidente.
*

Save the planet!

Um comentário:

alice disse...

Deus criou a natureza com suas belezas, cores e formas para q o homem pudesse aprecia e cuida. Mais Deus não imaginou que o homem iria ser tão egoísta a ponto de destruí por vaidade. Agora a natureza esta se vingando. O mundo não esta perdido ainda tem tempo de luta para conserva . AJUDE O MEIO AMBIENTE .