25.11.08

a amazônia não pode virar bife

Estas fotos são da amiga Fernanda Preto, uma apaixonada pela Amazônia
Amigos leitores,
A Amazônia é o principal controlador do clima do planeta. Em tempos de aquecimento global então, é jóia rara, órgão vital. Suas plantas podem ajudar na cura de doenças, ela detém a maior biodiversidade do mundo, regula os ciclos de chuva em todo o país, é terra de 20 milhões de brasileiros e daí muitas etceteras. A Amazônia influencia diretamente a vida de cada um de nós.
*
Publiquei uma reportagem no site O Eco sobre a relação que existe entre a pecuária na Amazônia e o consumo de carne no Sudeste.
- 80% das áreas desmatadas na floresta são ocupadas por pastos
- fazendas de gado na Amazônia são responsáveis pelos maiores índices de trabalho escravo no Brasil - é, a escravidão ainda não acabou
- nenhum supermercado do Brasil sabe afirmar ao consumidor se a carne vermelha comercializada vem ou não de fazendas de gado na Amazônia
- sem rastreabilidade da carne, ela pode não estar 100% saudável, visto que existem milhares de fazendas clandestinas que desmatam ilegalmente causando perdas irreparáveis em nossa biodiversidade; que escravizam pessoas; que vendem animais para abate em frigoríficos, que por sua vez revendem carne aos supermercados, que vendem o produto pra você e seus amigos, que pagam por algo sem serem informados que, no ato da compra, podem estar financiando a destruição da Amazônia.
Clique
aqui para ler a matéria.
Boas reflexões...
Save the planet!

Nenhum comentário: