22.9.08

a sabedoria dos povos nativos americanos


Este mês, publiquei a matéria "Tradição indígena", na revista Vida Simples. Nela, falo sobre as sábias atitudes dos povos nativos-americanos que, com sua simplicidade e sabedoria, já pensavam e praticavam muitos dos conceitos que estão sendo repensados hoje em dia.

Que conceitos são esses? O que podemos aprender com eles para melhorarmos nossa relação uns com os outros, com a vida, com o planeta? Clique aqui para saber.

Esta reportagem, para mim, significa uma homenagem aos povos nativos deste e de outros tempos. E gostaria de dizer a todos eles, seguindo o exemplo que nos deram sobre a importância da gratidão: muito, mas muito obrigada.
As fotos são de Edward S. Curtis.







Save the planet!

3 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que isso está relacionado à origem do nosso povo indígena. Afinal, foram os asiáticos - em sua maioria mongóis, se não me engano - que vieram para a América. Mas, sabia que a população indígena do Sul da América Latina é diferente de todo o resto? Inclusive da Amazônia? Pois é... Esses podem ter vindo de barco do Japão e lugares vizinhos... Coragem desde milhares de anos atrás.

ATEFAR disse...

Adorei seu Blog. Tudo de bom misturar Jornalismo com Meio Ambiente.
A descrição da sabedoria indígena devia ser considerada como parte curricular na formação de cada cidadão. A sua cultura, respeito e acima de tudo, o cuidado com a natureza, são pontos que qualifica a conduta humana.

Abraços,
Nice.

Unknown disse...

Reflexões sabias sobre comportamento, não existe tema melhor para ser discutido juntamente com a sabedoria da cultura nativa dos indigenas, como Eles tem tanto prá ensinar!!Seu blog me caiu na tela, e como é interessante já havia lido sua reportagem na Vida Simples,como seria tudo muito melhor se todos dessem valor ao Sol a Lua a Natureza, ao Vento e a tudo que a natureza tem a nos ensinar.
Parabens..

Alda