16.5.08

agora o lula tá danado - e nossas florestas também


Esta semana, Marina Silva pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente e abalou ainda mais a credibilidade ambiental do governo, que já não é boa. Ela se demitiu porque não suportou a pressão de outros ministérios que, em nome de uma política desenvolvimentista que promete arrasar com nossos biomas, especialmente a Amazônia, não colocam nem de longe a preservação de nossa terra na pastinha "importante".

Ao invés de Marina, o Sr. Lula nomeou Roberto Mangabeira Unger, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, para coordenar o Plano de Amazônia Sustentável (PAS). Daí nasceu um dos motivos que teriam levado Marina à demissão: o fato de ela ter enxergado que o presidente se alinha cada vez mais à visão de governadores da Amazônia Legal, literalmente bravos defensores do aumento da produtividade de seus Estados, mesmo que isso signifique mais desmatamento. Dá uma olhadinha neste vídeo aqui para você entender melhor como políticos e fazendeiros costumam agir na Amazônia.

O substituto será Carlos Minc, antes secretário estadual de meio ambiente do Rio. Alguns ambientalistas afirmam que o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff querem apenas um "carimbador" que viabilize as obras do PAC, apelidado pelo Greenpeace de "Plano da Aceleração da Grilagem".

O governo Lula, quando Marina ainda era ministra do Meio Ambiente, teve a maravilhosa idéia de criar o Projeto de Lei 6.424/05, conhecido por ambientalistas como 'Floresta Zero', que pretende reduzir a área de reserva legal florestal da Amazônia de 80% para 50% para viabilizar o plantio de palmáceas, eucaliptos, grãos e cana-de-açúcar para os biocombustíveis. Se com 80% o desmatamento já é uma palhaçada, imagine com esta reduçao de 30%. Outra idéia genial foi a de aumentar o número de hectares de terras que podem ser legalizadas, dando um empurrãozinho e tanto para os adeptos da grilagem.

Como disse um colega jornalista, com a saída de Marina caiu a máscara do governo e Lula está é nú. Será que agora ficou mais claro que este presidente quer voltar no tempo e retomar a política desenvolvimentista da ditadura militar que só fez é destruir áreas imensas de nossa Amazônia?

LULA, SÓ A DORÈ.

Save the planet!

2 comentários:

EdgarWerblowsky disse...

Que loucura Karina...

Se com a Marina a coisa ja nao ia bem, imagine agora...
Que coisa..
O que podemos fazer ?
Temos que mobilizar a sociedade...
Nao devemos ficar passivos...
Nao podemos deixar eles destruirem esse patrimonio, que e' da humanidade...'e planetario...

Beijos

Edgar Werblowsky

Anônimo disse...

OI querida! manda noticias por favor!?
q bom ver q seu blog esta a todo vapor.. Viva a natureza.. ando preocupada...
Bjoca querida
te amo!
Fabi