24.10.07

pega fogo aldeia dos enawene-nawe

Uma faísca foi parar na palha seca. Bastou para que, em 15 minutos, as 12 casas da aldeia dos Enawene-nawe pegassem fogo e desaparecessem. Perderam tudo: a casa, a comida, os utensílios de cozinha, os colares, cocares, redes que tinham para dormir. Em fatídicos 15 minutos, 500 pessoas ficaram sem abrigo e passaram a dormir ao relento com suas crianças.

No momento do incêndio, que aconteceu há uma semana, Juliana, uma amiga da Opan (Operação Amazônia Nativa), estava por lá e me contou detalhes por telefone, da cidade de Brasnorte (MT), assim que chegou da aldeia. "Foi impressionante e tudo queimou muito rápido. Eles ficaram tristes, é claro!". Quando perguntei como estavam encarando esta tragédia, ela me respondeu: "Eles enxergam tudo com os olhos da simplicidade, não complicam como a gente. Pra eles pegou fogo. Se o fogo queimou tudo - dizem -, vamos trabalhar de novo e reconstruir". Que lição...

A Opan está dando a maior força para eles, como sempre. Por isso, disponibilizou a conta corrente para quem quiser ajudar. Eles vão receber o que for doado e comprar panelas, utensílios, comida, redes e combustível para os Enawene (eles usam rabetas para subir e descer quilômetros de rio).

Para quem não se lembra, em agosto noticiei aqui - e a imprensa de todo o país falou disso também - que o Greenpeace e a imprensa francesa foram expulsos da cidade de Juína (MT) por fazendeiros quando tentavam visitar, justamente, a tribo dos Enawene.

Na ocasião, os Enawene sofreram ameaças destes mesmos donos de terras porque suas fazendas estão em território considerado sagrado pela tribo. Disputam a terra na justiça. Há um conflito territorial. Como se não bastasse, a aldeia deles pegou fogo por causa de uma fagulha na palha seca. Neste momento, enquanto você lê esta notícia, eles estão dando duro para reconstruir tudo de novo.

Vamos ajudar?


HSBC Bank Brasil S.A.
Agência: 0233
Conta Corrente: 13003 93
Código SWIFT:. BCBBBRPR

Em nome de:

OPERAÇÃO AMAZÔNIA NATIVA - OPAN
CNPJ: 93.017.325/0001-68


Save the planet!

2 comentários:

João Soares disse...

Olá Karina
Força e a mesma coragem.
Abraços

Anônimo disse...

Olá, Karina!
Gosto muito do seu blog, mas não consigo adicioná-lo ao meu agregador de RSS. Você sabe se há alguma forma de fazer isso?
Iberê