6.12.06

esperança de mata atlântica


Depois de 14 anos em tramitação, o Projeto de Lei da Mata Atlântica (PL 3285/92, apresentado pelo ex-deputado federal Fabio Feldmann) foi finalmente aprovado pela Câmara dos Deputados. Agora só falta a sanção do presidente Lula.

“Com a aprovação deixam de existir dúvidas sobre o que é e qual a extensão da Mata Atlântica e se assegura a proteção dos remanescentes. Hoje, muitos empreendimentos imobiliários colocam como atrativo o fato de estarem na Mata Atlântica, a mídia cobre vastamente as iniciativas no bioma, qualquer estudante sabe o que é Mata Atlântica e ainda assim passamos por anos de enormes resistências”, afirma Fabio Feldmann, autor do projeto, um dos fundadores da SOS Mata Atlântica e atual secretário-geral do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas.

Com este Projeto de Lei, haverá a criação de um fundo de restauração, a redução de impostos, a facilidade de acesso a linhas de crédito para proprietários de terras com áreas preservadas, além da proteção e da conservação deste bioma, que já foi 93% devastado.

Cesinha Pegoraro, educador ambiental da ong SOS Mata Atlântica, comemora. "Este projeto tramitou 14 anos entre Assembléia e Senado sendo travado por interesses de alguns segmentos que ainda acreditam que proteger ou regular o uso do meio ambiente seja mau negócio. Hoje em dia sabemos o quanto a preservação representa economicamente. A floresta vale muito mais em pé do que tombada, queimada ou na forma de pasto e monocultura. Agora temos que nos apropriar da Lei e lutar pela sua execução. Afinal, a maioria dos brasileiros vive no domínio desse bioma. Lutemos pelo que resta deste patrimônio natural nacional!". É isso aí.

Save the planet!

2 comentários:

Anônimo disse...

olá, muito bom seu blog, vc trabalha com meio ambiente?
sou bióloga e educadora vou linkar seu blog com o meu ok?
[]´s

Anônimo disse...

po, até que enfim, hein!!!