6.10.06

"o que te levou a abraçar a causa ambiental?"

"Puma...rei e líder de formas felinas e suaves. Toque o meu coração com a sua coragem e só depois faça soar o alerta. Que eu possa liderar com sabedoria, brilho, verdade e justiça. Que eu possa imitar o espírito da força que vejo em você" - do livro "Cartas Xamânicas - A Descoberta do Poder Através da Energia dos Animais", de Jamie Sams e David Carson
*
Acabei de ler o e-mail do Walter Pereira, leitor do Rio de Janeiro. Uma amiga dele está fazendo pós em educação ambiental e o tema dela é "o que te levou a abraçar a causa do meio ambiente?". Ele me escreveu e tascou a pergunta. A resposta foi longa e está aqui, na esperança de chamar a atenção de mais pessoas e de encontrar outros guerreiros.

"Respondendo à sua pergunta, o que me levou a abraçar a causa do meio ambiente foi o sentimento de que fazemos parte de um todo. De que sou tão importante para a manutenção do equilíbrio da vida na Terra quanto a formiguinha. A partir desta integração com a natureza, passei a observar o mundo de uma forma diferente. Hoje, vejo cada ser do planeta - eu, você, a formiguinha, a terra, o ar, a água, os animais, as árvores e por aí vai - como seres que dependem uns dos outros. Se não cuidarmos da água, não teremos como matar a nossa sede. Se os problemas de emissão de gases tóxicos no ar não forem definitivamente controlados, teremos sérios problemas a enfrentar em apenas algumas poucas décadas - como aumento do nível do mar e desertificação, por exemplo.

Se deixarmos o Brasil acabar com a Amazônia, perderemos a maior floresta equatorial do mundo e agravaremos ainda mais o aquecimento global, uma vez que a floresta é grande fonte de equilíbrio de temperatura - isso sem falar na inestimável perda de nossa biodiversidade! Tudo está interligado.
Além disso, o que me levou a abraçar a causa ambiental é a energia que sinto depois desta certeza de "integração".

Fico feliz perto de uma árvore, pensando em como ela nos faz bem. Fico feliz com o canto dos pássaros, em nadar no mar, em observar as nuvens, a lua, o sol. É como se a Mãe Terra me presenteasse de volta, depois que passei a conhecê-la, amá-la e respeitá-la profundamente. Na verdade, ela faz isso por TODOS. Basta abrirmos nossa mente e nosso coração".

ps-> EM OUTUBRO O ECO-REPÓRTER-ECO FAZ 1 ANOOOOOOOO EEEEEEEEEE!!!!!!!!!
Estou muito feliz! Um beijo e obrigada a todos os leitores! Vamos nessa, tocando o barco pra frente, conscientizando e repassando o que aprendemos a outras pessoas, o planeta espera por nós!

O blog continuará dando seus passos, cada vez melhor. É isso aí! Felicíssima, fico por aqui. :)
Save the planeeeeeeeet!

6 comentários:

Anônimo disse...

não costumo deixar comentários, mas...bacana, Karina.
bacana...será que os políticos pensam assim? se sentissem, vamos combinar, a nossa situação, a situação do planeta terra seria outra, não seria? aliás, não só políticos, né. todos nós.

Anônimo disse...

Merece referência pela substância, simplicidade e oportunidade. Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

Tat Wam Asi disse...

Amiga
Muita força, Paz e alegria!!

bj

Anônimo disse...

Parabéns!
Que venham muitos outros!!
beijos

Anônimo disse...

Olá! Sou estudante de jornalismo da Eca e penso muito em seguir para a área de meio ambiente. Sou apaixonada! E achei seu blog de muito bom gosto, principalmente pelo Puma, que é um animal que simplesmente amo. Se quiser entrar em contato comigo, meu e-mail é salemzamenaph@hotmail.com
Até mais, e parabéns novamente pelo blog!

Anônimo disse...

nossa adoreiteiu site
nossa eu acho uma pena o que tao fazem no nosso mundo emque vivemos eu amo a floresas os bichinhos os felinos etc e voto
totalmente contra o desmatameto
da amazonia
nao acho justo o que tao fazendo com o mundo
em que no guturo nossos filhos irao
morar se ele ainda existir