29.9.06

vamos votar conscientemente!


Essa imagem, da SOS Mata Atlântica, combinou bem com o que nós, brasileiros, estamos vivendo agora. É época de eleição (o descompromissado do Lula não apareceu em nenhum debate...que vergonhoso) e está em nossas mãos decidir quem vai ocupar uma cadeirinha em Brasília.
Para votarmos, precisamos conhecer as propostas de nossos candidatos. Acredito que a maioria não vai atrás de saber o que esses caras estão inventando, sonhando ou propondo sem devaneios por aí.
*
O site O Eco fez 4 reportagens sobre propostas em meio ambiente dos candidatos à presidência: Lula, Alckmin, Heloísa Helena e Cristovam Buarque. Clique no link e fique sabendo as coerências e incoerências de cada partido quando o assunto é natureza.
*
A SOS Mata Atlântica tb faz a sua parte com "Esse Meio é Nosso Ambiente", ação de seus voluntários junto à população para ajudar o cidadão a refletir sobre o voto consciente. Às 10h de sábado (30), no Masp (pra quem não sabe, fica na Paulista), a ong dará às pessoas a oportunidade de conhecer a Agenda Ambiental Voluntária, ferramenta que ajuda, por meio de um teste, a descobrir o posicionamento dos candidatos (antes e durante os mandatos políticos) frente a questões relacionadas à sustentabilidade, biodiversidade, educação, qualidade de vida, mudanças climáticas e água, entre outras coisas.
*
Na dúvida do voto em deputado federal, dá uma olhadinha no site do Partido Verde e veja se alguém lhe interessa. De acordo com a legislação partidária, eles precisam de 5 milhões de votos para continuarem existindo. Senão, serão extintos. Pelo menos o PV demostra preocupação com o meio ambiente. Se conseguiriam colocar ou não suas propostas em prática, é uma incógnita. Mas se a bandeira deles é pelo verde, a minha também é.
*
Washington Novaes em artigo no Estadão da semana passada:
"Em qual país é esta eleição? É inquietante observar que, a poucos dias das eleições para presidente da República, governos dos Estados, parlamentos federais e estaduais, as mal chamadas questões ambientais - as que dizem respeito ao meio físico, concreto, em que vivemos - continuam, como nos pleitos anteriores, tão distantes das discussões. Qual é a estratégia brasileira para enfrentar mudanças climáticas? Não está na pauta. Qual é a situação nacional num modelo global que já consome mais recursos e serviços naturais do que são repostos pelo planeta? Quando a discussão ameaça aproximar-se do concreto - como é o caso da questão do abastecimento nacional de energia elétrica -, quase invariavelmente toma logo um desvio em que se tenta qualificar a preocupação com a conservação de recursos como 'obstáculo ao desenvolvimento' ".
Bom voto SUPER CONSCIENTE a todos nós.

Save the planet!

Um comentário:

Anônimo disse...

É ISSO AÍ, FORA LULLA!!!