25.8.06

amazônia em chamas


Queimadas na Amazônia
(foto: divulgação Greenpeace)

As queimadas na Amazônia precisam parar. Elas contribuem para o aquecimento global e são as principais responsáveis pelo 4º lugar do Brasil na lista do países que mais liberam gases de efeito estufa no mundo. (Dá uma olhada no post aí de baixo).
Entre 15 de julho e 24 de agosto foram detectados 5.780 focos de incêndio em Mato Grosso contra 11.112 em 2005. Diminuiu, mas não parou. Colniza, Nova Bandeirantes, Cotriguaçu, Peixoto de Azevedo e Apiacás são os municípios que lideram as queimadas no território mato-grossense.
Abaixo, você confere a lista dos Estados que mais queimam a Amazônia. Os números ao lado, no ranking, correspondem aos focos de incêndio contados do dia 15 de julho até ontem, 24 de agosto.

1. Pará - 6.003
2. Mato Grosso - 5.780
3. Rondônia - 2.453
4. Tocantins - 1.138
5. Amazonas – 867

Save the planet!

2 comentários:

Anônimo disse...

ká, a amazônia é o pulmão do mundo? beijos da prima su

Anônimo disse...

Oi, Su! Não, a Amazônia não é o pulmão do mundo, mas é essencial para equilibrar o clima de nosso planeta. Sem Amazônia, teremos todos um problema maior ainda em relação ao aquecimento global.
ps. lê o post sobre mudanças climáticas e vamos nessa exposição? Ela vai explicar muitas coisas. Sempre quanto tiver dúvidas pode me escrever, tá? Vamos falar mais sobre isso.
beijos da Ká,
Save the planet!