11.7.06

brasil pode virar lixão de pneus da união européia


Em 91, o Brasil restringiu a importação de pneus reformados - para evitar acúmulo de entulho, prejuízos ambientais e à saúde pública (essa bola emborrachada é casinha perfeita para a proliferação de doenças como dengue, malária, febre amarela).
Em 2005, a União Européia exportou mais de 39 mil toneladas de pneus reformados e cerca de 140 mil usados. Ganhou dinheiro com isso, portanto. Mas, por ser contra a decisão brasileira, tomada há mais de uma década, acionou a Organização Mundial do Comércio (OMC). Quer, sim, poder enviar ao Brasil seus pneus carecas, os reformados que não têm muito tempo de vida, o que sobra lá, o entulho que não tem onde enfiar.
“Isto representa um tremendo contraste com a postura pública da UE em comércio e meio ambiente. Ao levar este caso à OMC, a UE está sinalizando ao resto do mundo que sua defesa do meio ambiente é algo oportunista e secundário em relação aos seus interesses comerciais”, afirmou Juliana Malerba, da Rede Brasileira de Justiça Ambiental, ao Greenpeace.
Estamos na mão da OMC.
Grande porcariada!
Save the planet!

2 comentários:

Anônimo disse...

a omc está pensando? e analisando o quê? por que raios corremos o risco de virar lixão de pneu se nem sequer importamos?????? não entendo!!!

Marlene Koch disse...

Oie Karina.. quanto tempo. Senti tua falta poxa vida! -Qt a tua pergunta, as vezes tenho problemas para colocar imagens sim, principalmente no tempoesgotado do blogspot, aquele naum tenho conseguido colocar mais. Mas.. tá bem carregadinho também. Os outros do blogspot algumas poucas vezes não funciona. Não me parece que teu blog esteja carregado de fotos, talvez vc tenha pego "aqueles dias do servidor". Bom.. enquanto esse reclama, tente abrir um no uniblog. Lá aceita imagem colada.. tem um quê diferente com outras opções, gosto do uniblog. O problema lá, para mim, se alguém faz um comentário não consigo entrar no link de jeito nenhum. Fora isso é dez, nove nesse caso..rs. Se abrir um lá me passe o endereço. Bom fim de semana Karina, e qd sumir, faço-o por menos tempo. Vc conhece o Rã-Bugio de Guaramirim? Se não conhece... que tal conhecer qualquer hora? abraços!