21.6.06

legalização da caça às baleias está próxima


Como assim? Simples. Apesar dos acordos internacionais que impedem a caça, o Japão e a Noruega continuam fazendo pouco caso do mundo e pescam em nome da balela que já citei aqui: “estudo científico”. E o que acontece com eles, vejamos...nada.
Semana passada, durante o 58º Encontro da Comissão Internacional da Baleia (CIB), 70 países discutiam a moratória à caça, que resiste há 20 anos. Quanto mais votos a favor do comércio dos maiores mamíferos da Terra melhor para quem comete o crime, certo? Pois o Japão está se articulando, e da maneira mais baixa possível: resolveu comprar alguns países através de ajuda econômica. Os vendidos, por enquanto, são Ilhas Marshall, Guatemala e Camboja.
Para contornar a situação, Brasil e Argentina defendem a criação de áreas livres da pesca e brigam pelo Santuário de Baleias no Atlântico Sul, que conta com o apoio de algumas nações como Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. Lindo, né? É, mas a proposta já foi debatida em cinco encontros da CIB e nunca obteve a maioria dos votos. Mais de 2 milhões de baleias já foram mortas neste século e, pelo visto, continuarão morrendo.

Protesto
Durante esta reunião no Caribe, dez ativistas do Greenpeace, entre eles quatro brasileiros, foram presos enquanto faziam um protesto pacífico contra a caça. "A verdadeira questão de segurança não está aqui, em terra, mas sim em alto-mar, onde as baleias estão sob constante ameaça de morte”, afirmou Mike Townsley, porta-voz do Greenpeace Internacional.
A ong organiza a campanha Defendendo Nossos Oceanos - mais informações sobre ela você encontra aqui no blog, clicando no banner que existe mais embaixo, ao lado direito da página.

ps.
Essa história do Greenpeace me lembrou outra.
Guerreiros do arco-íris...uma profecia indígena norte-americana dizia que, quando o planeta estivesse doente, apareceriam de vários pontos da Terra pessoas que a defenderiam e ensinariam como tratar todas as formas de vida com o devido respeito. Todos nós podemos ser esses guerreiros.
Save the planet!

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse acordo mundial contra a contra a caça é utópico, como você mesma disse... Os japoneses e os noruegueses nunca pararam de matar nossos maiores mamíferos, nem vão parar enquanto medidas severas não forem tomadas. E isso, infelizmente, está longe, muito longe de acontecer. Um pena, pois só quem já viu uma baleia de perto sabe o quanto é emocionante. Mas não desanimemos, não. Isso não.

Tat Wam Asi disse...

Tu tambem és uma dessas guerreiras. E cada vez há mais, pois cada dia nosso planeta adoece mais um pouco..

bjs

Anônimo disse...

é bonito ver projetos como Jubarte e Franca aqui no Brasil, assim como o posicionamento do governo brasileiro e argentino..... eles não são bobos tambem, o dito whalewatching traz um bom dinheiro pra economia local.

Belo blog, bem bacana.
Abraços