11.6.06

como plantar uma árvore

Quer aprender a plantar uma árvore? Então vamos lá:

. A prefeitura de sua cidade pode dar informações e até doar a muda adequada ao local de plantio. Se não tiver paciência pra ir atrás disso, ok. O último tópico deste post tem dicas de espécies indicadas para áreas urbanas.

Para plantar uma árvore é preciso levar em conta uma série de fatores, desde fiação elétrica até largura da calçada. Por isso, é super importante escolher bem a espécie. Você tem que pensar que esta mudinha linda um dia vai crescer. Informar-se sobre o tamanho que atinge e o tipo de desenvolvimento de suas raízes é fundamental.

· Deixe 1 metro quadrado de área livre para cada muda – também pode ser um espaço menor, contanto que haja terra em volta da planta. Sem espaço para receber água, como vai se desenvolver de uma forma saudável?

Calçadas que envolvem completamente a árvore, que entopem sua base de concreto, impedem que ela se alimente corretamente. Sem se alimentar, fica fraca e ainda atrai cupins que a deixam oca, frágil e com os dias contados.

· Quando a muda estiver mais crescidinha, elimine os ramos ladrões (pequenos galhos que nascem ao longo do tronco, desde a base) que impedem o seu desenvolvimento.

· Coloque grades de proteção em volta dela e troque-as conforme for crescendo. Nada a ver uma árvore toda espremida e amassada, hein.

As grades são importantes para evitar o vandalismo - se bem que já vi árvore tomabada com grade por aí, mas não custa tentar, é uma forma de proteger a bonitinha.

· Regue-a sempre, principalmente em épocas que não chovem tanto.

· Faça podas quando necessário e somente com autorização da prefeitura. Repito: quando necessário. Árvore é um ser vivo, lembre-se disso. A poda é uma forma de agressão e para não prejudicar a planta, deve ser feita na transversal.

. Espécies indicadas para áreas urbanas: magnólia-amarela, pata-de-vaca (imagem que ilustra este texto), cróton, aroeira-salsa, alecrim-de-campinas, sibipiruna, resedá, hibisco, goiabeira, amoreira, pitangueira e jabuticabeira.

Dúvidas, escrevam!

Save the planet!

5 comentários:

Anônimo disse...

parece ser difícil, mas tb parece ser legal!

Anônimo disse...

mas e se a árvore crescer muito e cobrir todo o espaço de terra que tiver feito em volta dela?

Anônimo disse...

Olá, Joana!
Daí a importância em escolher bem a espécie. Se o espaço que vc tiver for pequeno, escolha uma árvore de pequeno porte, como a resedá.
;)
beijos,
Karina

Anônimo disse...

É possível plantar um pinheiro numa calçada? A muda se desenvolve normalmente?

Anônimo disse...

BOA TARDE
GOSTARIA DE SABER QUEM PODE DOAR UMA MUDA DE JABUTICABA.
VAL.GET@IG.COM.BR