1.4.06

o cara que fala

Parece o planeta Terra, flutuando no espaço...

No início de março (tudo bem, faz um tempo, mas o conteúdo desse post aqui é eterno, pode acreditar), Sérgio Besserman, diretor de informações geográficas do Instituto Municipal Pereira Passos (IPP), deu uma entrevista ao site O Eco (eu sei, falo demais dele, mas é um excelente veículo de jornalismo ambiental, com infos sempre muito atualizadas e interessantes e eu, se fosse você, daria um jeito de lê-lo sempre, sempre e sempre). Ok. Entre aspas, trechos da interessantíssima entrevista com Besserman. Aposto que ele vai te fazer parar pra pensar...

Biodiversidade
"A humanidade não tem como sobreviver se a biodiversidade se reduzir muito"


Estão invadindo a nossa vida
"As bactérias estão ganhando. Ou nós conviveremos com vírus e bactérias, ou essa é uma guerra que nós não temos a menor possibilidade de vencer, nunca"

Extinção de espécies (inclusive a humana)
"Há técnicas que permitem, comparando registros fósseis, afirmar que a velocidade com que as espécies estão se extinguindo hoje é maior do que na extinção dos dinossauros. Agora, há uma extinção em marcha por 2,5 milhões de anos, as flutuações climáticas têm sido muito extremas e isso provoca extinção, como tantas que já aconteceram"

Ignorância brasileira
"Entender que o desenvolvimento quantitativo puro e simples do capitalismo está em questão e ganhar a sociedade para a idéia de que o desenvolvimento incluirá a preservação do verde, das florestas, da biodiversidade, da água e alguma contenção do consumismo predatório, por fazermos parte de uma realidade global, vai ser uma pirueta"

Amazônia
"Se a gente conseguisse interromper o desmatamento da Amazônia, isso nos daria muito mais poder do que sentar no Conselho de Segurança da ONU"

Descaso político
"Quando o assunto aparece, debatem rapidamente e descartam. Os brasileiros querem ser potência e liderança política. Vivemos em uma democracia e enquanto esse negócio não der votos..."

Consciência ambiental, vamos refletir. E atenção na hora de votar, pessoal. PT nunca mais - foi no corruptíssimo governo Lula que o Brasil bateu seu recorde de desmatamento da floresta amazônica.
Save the planet!

3 comentários:

Anônimo disse...

será mesmo que a raça humana pode entrar em extinção? agora eu fiquei com medo...

Anônimo disse...

caro ecotrouxa: viva a diferença de quem sabe fazer a diferença!
saudações, bem vindo à trupe!

Ponto Verde disse...

O escândalo do Metro Sul do Tejo em www.a-sul.blogspot.com