12.3.06

frases de uma semana

Uacari-branco, Amazônia

Uma semana é tempo pequeno demais para quem quer se manter informado sobre o que anda acontecendo com o meio ambiente. Porém, a julgar pelas notícias que vimos entre os dias 2 e 8 de março, é bem capaz de concluirmos que não estamos tão desinformados assim. Ou estamos?
Qual terá sido a primeira reação que algumas pessoas tiveram ao ler essas notícias?

dia 2 de março, folha online
"Um asteróide de 500 metros de comprimento e um bilhão de toneladas poderia colidir com a Terra no início do próximo século, causando uma destruição maciça no planeta, declarou nesta quinta-feira um especialista da Nasa"
"Será que esta notícia não é fictícia?" - Adriana Affonso, 35, contadora

"A Antártida perdeu uma parte considerável de sua camada de gelo e as secas aumentaram na África devido ao aquecimento global (...). Pelo mesmo motivo, a quantidade de gelo jogado pelas geleiras da Groenlândia sobre o oceano Atlântico duplicou nos últimos anos"
“Aff. Como último recurso, acho que o ser humano tem é que nascer no meio da natureza” – Tadeu Santos, 34, programador

dia 3, o globo
"A temporada de furacões de 2006 será igual ou pior que a de 2005, alertou nesta quinta-feira a Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o órgão, além do aumento dos desastres naturais relacionados com o clima, há muitas pessoas vulneráveis devido aos acontecimentos do ano anterior"
“Isso é resultado do descanso com as questões ambientais. Azar dos Estados Unidos. É por aí mesmo, o recado da natureza. Se as pessoas não se mexem pelo amor, vão se mexer pela dor” – Paula Medeiros de Castro, 26, filósofa


estadão
"Bebês humanos de 18 meses oferecem ajuda espontaneamente e chimpanzés revelam uma disposição semelhante, ainda que em tarefas menos complexas, mostra um estudo sobre comportamento altruísta publicado na revista Science. (...) O comportamento de esforçar-se para ajudar outros, sem esperar recompensa, é conhecido como altruísmo. Até hoje, só há casos comprovados de altruísmo entre seres humanos. Mas será realmente exclusivo?
(...) O altruísmo dos chimpanzés parece sugerir que nosso ancestral comum já tinha uma forma rudimentar do comportamento antes que as linhagens se separassem, seis milhões de anos atrás"
"É óbvio que o ser humano tem uma ligação muito forte com o primata" - Peter Kutuchian, 44, publisher.

bbc brasil
"O grupo de defesa do meio ambiente, Greenpeace, bloqueou a saída de um carregamento que saía do Chile com destino ao Uruguai (...). Os ativistas pintaram ´Não às fabricas de pasta de celulose´no casco do navio."
"Que maravilha... essas manifestações são muito importantes" – Thiago Santoro, 22, terapeuta alimentar

dia 5, estadão
"Pela segunda vez nos últimos dois anos, o bosque e zoológico municipal "Fábio Barreto´, de Ribeirão Preto, consegue a reprodução em cativeiro do Mico-Leão-da-Cara-Dourada. (...) A primeira reprodução em cativeiro da rara espécie, que figura na lista de animais passíveis de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ocorreu no final de 2004"

"A reprodução de espécies ameaçadas em cativeiro é uma ferramenta importantíssima para a conservação. O sucesso reprodutivo em zoológicos é um sinal de que os animais estão bem adaptados à vida em um ambiente onde existe visitação, alimentação controlada etc. Os exemplares nascidos em cativeiro podem ser utilizados em programas de reprodução, sendo permutados com outras instituições ou mesmo utilizados em programas de reintrodução" – Luís Fábio Silveira, 33, professor do departamento de Zoologia da USP.

dia 6, estadão
"A Procuradoria Geral do Estado do Rio entrou nesta segunda, 6, com uma ação civil pública para que a mineradora Rio Pomba Cataguases Ltda, de Minas Gerais, faça obras de contenção no reservatório que se rompeu há cinco dias, despejando 400 milhões de litros de argila com óxido de ferro e sulfato de alumínio no rio Muriaé, afluente do Paraíba do Sul, de onde provêm a maior parte da água fornecida para os fluminenses. Os resíduos, provenientes da lavagem de bauxita, já afetaram o abastecimento de dois municípios do Rio: Laje do Muriaé e Itaperuna, no noroeste do Estado"
“O que mais pode ser feito para que essa situação não se agrave? Essa mineradora tem que pagar por isso” – Fernanda Muniz Santiago, 25, veterinária

dia 7, folha online
"O inverno deste ano na Rússia foi um dos mais frios das últimas décadas, com temperaturas de até 61ºC negativos no extremo oriente do país"

"O tempo está maluco no mundo inteiro..." – Márcia Becker, 26, assessora de imprensa

"Um terremoto de 6,2 graus na escala Richter foi registrado nesta terça-feira perto da ilha de Vanuatu, no Pacífico Sul (...). Não há informações sobre danos, mas especialistas alertaram para a possibilidade de formação de um tsunami por causa do sismo, cujo epicentro foi localizado a 159,5 quilômetros de profundidade"
“Se houvesse mesmo tsunami e se eu estivesse por lá, creio que realmente gostaria de ver o fenômeno. Poderia ser da árvore, da montanha, enfim, de um lugar seguro para que eu pudesse enxergar ao vivo o que o mundo inteiro viria pela televisão” – Fabio Faquim, 31, gerente de merchandising

o globo
"Internacionalmente apreciada por seus sabores exóticos e por seus conhecidos benefícios para a saúde, a culinária japonesa recebeu um forte golpe nos Estados Unidos. Pesquisa realizada pelo Projeto de Restauração Tartaruga Marinha e divulgada nesta segunda-feira, detectou altos níveis de mercúrio nas peças de atum servidas pelos principais restaurantes japoneses de Los Angeles"
“É...o homem está deixando de ter atitudes saudáveis com seu planeta, em suas acões e pensamentos. Logo, todo o resto deixará de ser saudável também. Já está deixando” – Fabiana Fernandes, 26, consultora de vendas

dia 8, o eco
"Se Lula foi para a Inglaterra achando que ia ser um reino de maravilhas, se deu mal. Enquanto passeava de carruagem pelas ruas de Londres, ao olhar pela janela, se deparou com protestos do Greenpeace contra o desmatamento da Amazônia"
“A Inglaterra é um país de primeiro mundo” – Daniel Cukier, 26, consultor e empresário na área de tecnologia


Que essas notícias e reações causem mais reflexões em você!
Save the planet!

2 comentários:

Pablo J. Siqueira disse...

engraçado...normalmente a primeira reação de todo mundo é meio assombrosa né. será que depois de se informar o pessoal passa a refletir mais sobre a questão ambiental? ou será que mesmo lendo continua tudo na mesma?

Mar disse...

É... só que Lula não tinha espaço na agenda dele para as ongs ambientalistas inglesas! Quanto ao asteroide do proximo século Karina, hmmm it is possible but, quando chegar o próximo século, conforme James Lovelock, não haverá mais vida no planeta Terra. Se em 50 anos o homem fez o que fez imagine.. em mais 100 anos, e parece que não tem mais volta... Gaia está morrendo porque os humanos a menosprezaram. É.. naum é justo tirar o lixo de casa e botar em aterros que vão dar em lençóis freáticos ou qd pior.. em rios. Karina, deixei meu email então.. me escreva.
Comecei minha viagem no teu blog antes do almoço e terminei agora depois...
até,
abraços!!!!!!