27.1.06

árvores ao léu

Essas fotos foram tiradas na Vila Olímpia, bairro considerado nobre de São Paulo, cujos moradores e frequentadores quase sempre se enquadram na famosa divisão de classes A e B. Tirando o glamour barulhento de suas baladas, não vejo mais nada que justifique a "nobre" classificação. A julgar pelo tratamento que pessoas e construtoras, como a Cyrela Brazil Realty e a Agra Incorporadora dão às árvores deste bairro, só posso ter certeza de que a virtude passou bem longe dali. Vila Olímpia, para mim, é sinônimo de descaso e antônimo de nobreza.

Blocos de concreto sobre as bases causam ferimentos à essa árvore, na rua do Rocio. Tenho insistentemente entrado em contato com Ricardo Vendramel, assessor de imprensa da sub-prefeitura de Pinheiros. De acordo com ele, fiscais foram até lá e prometeram a retirada do entulho. Depois de uma semana o cenário mudou para pior, porque jogaram mais lixo ainda sobre a mesma base. Além disso, um pedaço de pau que está em cima do muro da construtora Cyrela Brazil Realty sujou o tronco desta árvore de tinta branca. Ricardo informou que fiscais foram até a rua, mas não encontraram infratores. A fiscalização da prefeitura não deve ter olhado pra cima em sua vistoria e por isso não percebeu que a construtora prejudicou a árvore. A constituição pede punição para qualquer tipo de agressão ao meio ambiente. Me pergunto: quantas vezes fiscais da prefeitura não percebem agressões e quantos crimes ambientais passam despercebidos pela lei devido à vistoria mal feita????

Esta árvore está com o tronco agredido até a altura de uns 8 metros

Garrafinha de bebida alcoólica na base. Falta lixo na cidade. Será que está sobrando árvore?

Em tempo: árvores reduzem a poluição sonora, seqüestram co2 do ar, equilibram a temperatura, aumentam a umidade, absorvem mais chuva (e atenuam enchentes, já que quando a água cai sobre a árvore, demora mais para chegar ao chão), favorecem a biodiversidade, embelezam a cidade, valorizam imóveis, retém poeira e trazem bem-estar às pessoas.

Save the planet!

4 comentários:

Anônimo disse...

passei lá (moro perto) e está assim mesmo. uma vergonha.

Anônimo disse...

é simplesmente impressionante o descaso da sub-prefeitura de pinheiros. não estão nem aí mesmo. não fazem nada direito, não trabalham com vontade, não ligam a mínima para essas árvores!!!! já isso no seu site há uns dias - eu moro lá perto, lembra? - e realmente, aquelas árvores estão na meeeeeesma situação, ninguém recolheu lixo nenhum, os ferimentos das raízes na árvore desta primeira foto estão feios. fico puta da vida quando vejo isso acontecer, dá vontade de gritar, de encher muito o saco. eu proponho que você, karina, organize um baixo assinado e mande as assinaturas pra sub, pra prefeitura...que porcaria é essa???? comprei essa briga com você (vi a coluna no outro site, parabéns!). beijos, boa sorte pra gente e pras árvores. bete.

Anônimo disse...

e aí, o cara apareceu?

Anônimo disse...

Bom... fica uma curiosidade no ar. Como será que está a árvore nesse exato momento. Esperamos que esteja sendo tratada e respeitada.
Vou dormir agora... pensando nela e... te imaginando carregando as baterias para continuar na luta.
Valeu minhas andanças na net hoje. Cuide-se bem e boa noite.