20.11.05

saiu na mídia II



Paraísos Ameaçados

Folha de S. Paulo, 10 de novembro

BA decreta emergência na Chapada

“Segundo o Ibama (agência ambiental federal), o incêndio na Chapada Diamantina, o terceiro pólo turístico do Estado da Bahia - depois de Salvador e Porto Seguro-, tem origem criminosa. O fogo foi provocado por caçadores, garimpeiros e agricultores, que costumam queimar áreas para utilizá-las como pastagem”.
Na data da publicação, 10% da Chapada já havia sido devastada.

Folha de S. Paulo, 10 de novembro
Maldivas podem sumir do mapa por causa do mar
”Das Maldivas à Groenlândia. O sobe-e-não-sobe do nível do mar ameaça pontos turísticos de desaparecer. As Maldivas, por exemplo, podem sumir do mapa”.

Quero ver quem paga pra gente ficar assim!

O Eco

“Ele queria morrer mesmo, dar a vida pelo que lutou a vida inteira”, disse no dia seguinte a viúva Iracema Sampaio".
A matéria de Marcos Sá Correia sobre o suicídio, em Mato Grosso do Sul, do ambientalista Francisco Alcelmo de Barros não só é informativa, como é comovente. O "insensato", como ele diz, optou pela própria morte como última tentativa de chamar a atenção do Brasil para salvar o Pantanal. Último recurso, também, para pressionar políticos e incentivar o questionamento da população. Essa idéia maluca de usina no Pantanal tem sido defendida com veemência pelo "sensato" Zeca do PT.

BBC
Brasil é 1º em devastação de florestas, diz FAO

“Um relatório da FAO (o fundo da Organização das Nações Unidas para a agricultura e a alimentação) afirma que o Brasil é o país onde mais se devastaram florestas entre 2000 e 2005”.
Ironia: o Brasil está em segundo lugar na lista dos países com mais áreas florestais do mundo, mas ao mesmo tempo é o que mais desmata.

BBC
“Os altos níveis de desmatamento no Brasil, que apontaram entre 2003 e 2004 o segundo maior índice na história do país – devem ser vistos como um recado para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva”
Esta reportagem não informou um pequeno detalhe: o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, é um dos financiadores da destruição da floresta amazônica, graças às plantações de soja que mantém como um grande negócio que faz transbordar seu cofrinho pessoal. O cara é o maior produtor individual de soja no mundo. Deve ganhar os tubos. Será que ele sacrificaria a própria renda em nome da coletividade? Se ninguém deter suas ações, daqui a pouco ele acaba com o Mato Grosso e com o que restar de Amazônia.

The Economist
”Durante o ano em que Maggi assumiu o governo, o índice de desmatamento mais que dobrou. Ele certamente não é de abraçar árvores".
Por que ele não assume os danos que causa à floresta? Será que é porque no Brasil tudo caminha para uma boa pizzada? Será que ele não pensa no futuro da humanidade? Ele não conhece a importância da Amazônia para o equilíbrio do clima na Terra? Pelo visto, Blairo Maggi (até o nome é difícil!) faz parte do grupinho que quer deixar trilhões aos tataranetos sem se preocupar se eles sobreviverão em um planeta sem ar puro, com chuvas ácidas e com a temperatura no talo. Dinheiro, neste caso, não serve para nada. A não ser que já tenham inventado um jeito bacana de viver em Marte.

Save the planet!

Nenhum comentário: