1.11.05

nossas atitudes, nosso dia a dia


Não dá para ignorar o fato: todo santo dia, sem perceber, usamos os recursos naturais do planeta. Sabe como? Tomamos nosso banho quente, comemos pão que sai da torradeira, atendemos telefone, andamos de carro, escovamos os dentes, pegamos elevador, vemos TV, usamos o microondas, imprimimos papéis...e daí para uma lista enorme de coisas.

Por consumirmos esses recursos em uma velocidade 20% mais rápida do que eles podem se renovar, corremos o risco de passar por sérias privações em um futuro bem próximo. Embora a situação atual seja complicada, podemos e devemos amenizar esse problemão com simples atitudes em nosso dia a dia.


O primeiro passo para isso é buscarmos a informação.
Quanto mais informados, mais conscientes.
Quanto mais conscientes, mais enxergamos formas de ação.
Quanto mais agirmos, mais beneficiaremos a saúde do planeta.
Quanto mais saúde tiver a nossa Terra, maior a nossa chance de sobreviver e de garantir qualidade de vida às próximas gerações.

Então vamos à informação!
**
- Diminua o tempo no banho. Seis minutos são mais do que suficientes. Não deixe o chuveiro ligado enquanto se ensaboa ou lava os cabelos. Economize água e energia elétrica.

- Não deixe a água jorrando enquanto escova os dentes ou lava louça. Além de diminuir seus gastos, você ainda economiza um recurso natural não renovável. Cada 7 pessoas que fazem isso deixam de gastar, por baixo, 122 litros de água. Reusar a água também é importante. Experimente lavar o quintal com a que sai da máquina de lavar.

- Acredite: andar a pé e de bicicleta é uma beleza. A gente repara na natureza, nas pessoas, em paisagens que nunca vimos porque estávamos entregues ao caótico trânsito da cidade. O mesmo vale para quem resolve trocar o carro por ônibus, metrô ou trem. Além de diminuirmos as emissões de gases tóxicos, ainda economizamos gasolina e, se bobear, ganhamos tempo. Eu, pessoalmente, dou risada todo dia quando vejo o trem a 60 km por hora ao lado da marginal parada às 6 da tarde.
->Quem não quiser deixar o carro todos os dias, pode começar abrindo mão dele uma ou duas vezes por semana. Se você não mora perto de alguma estação, pode ir de carro até ela e, de lá, seguir com transporte público. É o que eu faço.

- Vamos diminuir o desperdício. Controle suas compras (leia a postagem “coitado do tempo!"), não aceite embalagens desnecessárias (exemplo clássico: compramos 1 chiclete e uma pasta de dente no supermercado e ganhamos uma sacola de plástico. Não é melhor colocar na bolsa? Afinal, não precisamos de sacola para carregar essa comprinha boba. Lembremos que plástico é derivado de petróleo). O mesmo serve para copos de plástico. Para quê usar mais de um se podemos reutilizá-lo?
- Dê preferência a produtos com refil, não jogue alimentos fora, reutilize as sobras, utilize o verso do papel e economize árvores e tinta de impressora. Separe o lixo para reciclagem.

- Doe o que está sobrando na sua casa e livre-se de entulho, ganhe mais espaço nos armários e ainda por cima ajude as pessoas. Isso vai fazer muita gente feliz (inclusive você!) e ainda diminuir a produção de resíduos.
**
Tudo isso aí em cima dá para ser feito e, melhor, não demanda tanto esforço. Podemos mudar muito a situação do meio ambiente sem termos que virar nossa vida de cabeça para baixo.
Para terminar, sugiro que você entre no link “Earth Day Footprint Quiz”, aí à sua direita. Nele, você vai descobrir o quanto consome dos recursos naturais da Terra com suas atitudes no dia a dia. Prepare-se.
Meus agradecimentos à revista Vida Simples pela deliciosa inspiração para fazer esse texto.
Boa semana a todos.

Save the planet!

5 comentários:

Anônimo disse...

Passando por aqui para deixar meu registro e minha solidariedade com a sua causa pelo Direito de Viver e Deixar Viver!
Beijabrações

Anônimo disse...

Querida amiga, realmente é fácil fazer um mundo melhor... Podemos fazer nossa parte a cada ação! Obrigaad pelo alerta! Bjos no seu coração! Fabi

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa!
Estou linkando seu blog no www.meioambienteurgente.blogger.com.br
Beijos,
Marco Pozzana - marco@biologo.com.br

Anônimo disse...

Conferindo as novidades e me engajando cada vez mais à causa.
Beijabrações
www.luizalbertomachado.com.br

Anônimo disse...

Irmãzinha querida (meu orgulho!)
Os véus da ilusão já caíram.. agora, se a gente está agindo errado.. e consciente.. a responsabilidade é maior ainda..
Obrigada por ser maisum instrumento maravilhoso a nos ensinar isto