9.10.05

coitado do tempo!

Salve!
É de praxe ouvir "que tempo esquisito!" pra lá e pra cá. É toooodo mundo falando mal do tempo.
Tempo, vou te defender neste momento! Não sei como falam de você noutros cantos, mas em Sampa basta fazer um dia sol a 30 graus e no dia seguinte frio a 10 pra todo mundo xingar você: “ai, que tempo louco!!!”. Parece que você é o vilão da história. Pode deixar que eu aviso que você é sensato, que você só responde às nossas agressões, que o efeito estufa é apenas consequência de nossas atitudes e que você só as reflete em si e depois em cada um de nós de volta, com sua infinita sabedoria. Além do efeito estufa, também sofremos com o efeito espelho. Como somos sofredores!!!
Tempo, cá entre nós, os humanos é que são os grandes loucos da história.

Pra aliviar o nosso sofrimento e a nossa consciência, 4 atitudes voltadas ao consumo que podem ajudar a diminuir o aquecimento (acredite, nós podemos fazer alguma coisa!):

- Compre madeira certificada com o Selo Verde, ou FSC. O desmatamento ilegal diminui a quantidade de árvores, o que aumenta a quantidade de carbono no ar. O uso responsável da madeira evita mais emissão de CO2 na atmosfera.

- Priorize carros com combustíveis limpos, como os bio combustíveis, o álcool. Evite o gás e a gasolina porque liberam uma quantidade anormal de CO2.

- Vote em políticos que ofereçam boas alternativas para o cuidado com o lixo. Você sabe como funciona a coleta em seu país? Vou contar: a maior parte do lixo do Brasil fica a céu aberto. Lixo orgânico, quando se decompõe, gera o metano, gás 23 vezes pior que o carbono. Graças a isso, o Brasil tem uma belíssima parcela no agravamento do efeito estufa porque, além de não cuidar direito do próprio lixo, ainda desmata e queima a Amazônia. Aliás, só um parênteses: 30 ANOS é o prazo máximo de vida da floresta. Nossos filhos e netos só vão conhecer a graminha rala daquilo que hoje entendemos como a maior floresta equatorial do planeta.

- Não saia por aí consumindo à toa. “Ai, que liquidação ótima, PRECISO comprar”. Que????? Pra quê comprar o que não é exatamente necessário? Isso só vai gerar acúmulo de tranqueira no seu armário, na sua casa...haja consumo de matéria prima sem necessidade! Haja geração de lixo. Haja uso de combustíves fósseis que detonam a atmosfera para suprir a demanda de nossa ambição consumista.

Vivendo e aprendendo. Caminhar é preciso. Um dia a gente chega lá. Quem sabe daí pra frente o clima não dá uma equilibrada.

E vamos parar de falar mal do tempo. Ao invés de "ai que tempo louco", poderíamos dizer "nossa, como o tempo tem refletido nossas atitudes, não?".

Obrigada aos que têm escrito, participado, sugerido dicas de pauta. Fico muito feliz em ver que tem gente que se importa, que se interessa, que passa a idéia pra frente. É isso aí, pessoal.

Save the planet!

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara! Você tem toda razão. Se a gente parar para refletir, vamos ver que a causa dessas mudanças no tempo vêm das nossas atitudes.